top of page

Leitura Terrorista: O rei de amarelo (Robert W. CHAMBERS)

  • Foto do escritor: caixadelivros
    caixadelivros
  • 24 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Fiquei tentado a ler esse livro, já que acompanho a série TRUE DETECTIVE da HBO, e foi inspirado (segundo blogueiros) em boa parte ao livro; o Rei de amarelo.

Tudo bem, esse detalhe é o que todo mundo fala. O incrível é que as pessoas dos blogs que acompanho falaram que a série é fiel ao livro.

Ai eu me pergunto.

Essas pessoas realmente leram ao livro?

Tem certeza?

Eu li meus caros,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, virgulas eternas.

Porque acredito que eles não leram, além da sinopse.

(Pare de provocar)

Ok. Sr.

Do que se trata o livro?

São contos, obviamente. Cada conto tem uma história diferente. O que tem em comum (o livro amaldiçoado) o rei de amarelo.

As histórias são bem estranhas, horríveis. Dóceis. Cruéis. Cruciais. Como por um exemplo (um homem deixa o gato arranhar o seu rosto, e briga com o animal todas as noites (enquanto ele dorme) o animal rasga seu rosto e ele acorda todo ensanguentado (volta a lutar com o animal) e continua com ele, além é claro, algumas coisas estranhas estão acontecendo a sua volta e o nosso primeiro protagonista Sr. Castaigne (assiste aquela cena (sem ajuda-lo) será por que em?

Já dei spoiler o suficiente por hoje.

(É difícil falar desse livro) porque todos os detalhes são spoilers.

Estou nem ai.

F

A

L

E

I

As histórias são. Bizarras em sua maioria. Geralmente os protagonistas são pintores, tem centenas de modelos (problemáticas) com segredos obscuros (algumas. Ops... Falei demais)

Moram em Paris. Odeiam em boa parte os Estados Unidos. E conseguem nos prender absurdamente com suas histórias macabras.

Enfim se trata de contos de horror (não todos) que com certeza me fizeram gostar de alguns finais trágicos. Marcantes. E irreduzíveis.

Pontos fortes do livro?

Sem dúvidas o livro é escrito de uma forma fascinante, a leitura é direta e não rodeia muito (como um livro em que fiz uma releitura esse mês julho 2015) alguns contos são terrivelmente belos, tem suspense, terror psicológico. O meu conto predileto sem dúvidas é o (A Demoiselle d’ Ys) pagina 111, tudo começa com um cara perdido numa floresta, rodeado de samambaias, ao longe ele ouve uivos de lobos, até que encontra uma garota sozinha nessa vasta floresta. Continue. Ela mora em uma casa. Continue. Essa casa tem banheira. Continue. Eles são caçadores, tem mais quatro pessoas que se esquivam nesse local perdido. Continue. O protagonista se apaixona. Continue.

-Sim, estou me sentindo desconfortável por amar você.

Tudo é bem bonitinho, fofinho, até algo X acontecer.

Fiquei impressionado.

Juro.

O autor é o cara (cara, no sentido cara de cavalo mesmo) não tem compaixão de seus leitores.

Ele é incrível.

O romance.

(Me lembrou muito a escrita de Shakespeare (é claro sem a melosidade banal –O meu coração derrete entre espadas, no teu mel da Itália...) só horror mesmo) fiquei tentado com o final. Incrível. Dramático/thriller.

O conto (No pátio do dragão) é o mais polêmico. Não vou falar o por que. Mas minhas ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,virgulas transpassaram o céu. Naquele conto coruscante. Me senti um dragão (ótimo) mas. O significado é incrível. E ainda mais dentro de uma igreja católica. Espantoso.

Pontos negativos do livro?

Alguns contos não deveriam estar ali.

S

I

N

C

E

R

A

M

E

N

T

E

Por que colocaram ali? (o autor está morto) pare de colocar contos onde não deveriam estar.

Ponto.

Fiquei doze páginas procurando o fim do último conto. E ai o que me surpreendeu?

N

A

D

A

Gosto de historias longas. Contos (como vocês sabem) são curtíssimos (as vezes) …. E nisso a história começava e acabava, e eu queria ler tanto mais de (O reparador de reputações) que foi esplendido (o gato arranhando o fulano) poderia ter mais páginas, contando mais detalhes. Instigando mais.

Outro ponto ruim. É as citações. Péssimo. Desnecessário. Jura? Sem comentários.

E as notas de rodapé. Alarmantes.

Os temas envolvidos são: não posso falar (vocês tem que ler)

MINHA NOTA GERAL AO LIVRO DE 1 A 5 É: 1.5

LEIAM, LEITURA terrorista.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

CAIXA DE LIVROS

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page